Agulha para feltro, onde encontrar?

Se você realiza trabalhos em feltro e deseja encontrar agulhas de boa qualidade com entrega rápida e segura, preparamos todas as dicas para que você saiba mais sobre agulha para feltro, onde encontrar?

As agulhas são elemento fundamental para produção de artesanato de alta qualidade e encontrar esse tipo de material para feltro pode ser um verdadeiro desafio.

Trabalhos em feltro

O feltro é um material que se parece com uma mistura de tecido e papel, mas na verdade, essa textura se deve à sua composição de TNT. O feltro não é um tecido, é um material prensado que forma uma trama compacta e muito resistente.

Há no mercado uma infinidade de feltros de diferentes espessuras, cores e estampas. Em geral, o feltro é muito utilizado para produção de artesanatos.

A técnica de trabalho artesanal com feltro se chama feltragem e permite resultados impressionantes.

Através da feltragem é possível construir peças muito bonitas em diversos formatos que se parecem com bonecos ou pequenas almofadas, dependendo da forma com que a feltragem é realizada.

Feltragem

A feltragem é uma técnica que demanda o uso de poucos materiais e é composta, basicamente, de duas técnicas diferentes.

Para saber mais sobre agulha para feltro, onde encontrar, confira as principais informações sobre feltragem.

A técnica surgiu há cerca de 6000 anos atrás, na Àsia. O tecido utilizado não é o feltro como conhecemos hoje, que é um material prensado completamente sintético.

A feltragem era realizada com o desfiar de lã de carneiro, que transforma lã em feltro, produzindo diversos tipos de objetos feltrados.

Existem duas técnicas de feltragem: a seca e a molhada! A forma mais utilizada é a molhada. Saiba as diferenças entre as duas formas de feltragem.

  • Seca:

Para essa modalidade de feltragem, há uma agulha própria para a técnica que é feita com lã até os dias de hoje. A lã vai sendo entrelaçada entre suas fibras com a agulha de feltragem, o que forma o que chamamos de peça feltrada.

Não há linha nem nenhum tipo de costura na feltragem a seco, apenas lã e uma agulha com formato em L. Existe no mercado uma caneta para feltragem, que possibilita o encaixe da agulha e auxilia na produção do feltro.

O formato da agulha é fabricado dessa maneira para que o artesão possa apoiar um dos seus dedos enquanto desfia a lã para formar o feltro.

As agulhas que são utilizadas para a técnica de feltragem seca variam entre 32 a 42. Quanto mais grossa a agulha, menor é seu número. As agulhas de números menores servem para fazer peças mais largas, enquanto as mais finas servem para os acabamentos e partes mais delicadas do feltro.

  • Molhada

Se você deseja saber mais sobre agulha para feltro, onde encontrar? Saiba que a técnica mais utilizada em todo mundo para feltragem é a molhada. Ela recebe esse nome porque literalmente utiliza água e sabão para formas as peças em feltro.

Esse tipo de peça é fabricado a partir da fricção da lã com água e sabão e é essa esfregação que termina por dar formato às peças e ir entrelaçando os fios.

A técnica molhada é mais utilizada quando o artesanato ou peça que se está fabricando terá contato com o corpo, porque ela modela o feltro de forma mais uniforme e aveludada, sem, portanto, deixar a lã grosseira para contato.

Como você viu, a feltragem é uma técnica muito simples e que utiliza pouquíssimo material. Sua base é a lã e as agulhas, que são muito importantes para a fabricação.

Para saber mais sobre agulha de feltro, onde encontrar, acesse hoje mesmo o site da Avimor Tecidos e adquira as melhores agulhas para feltragem com entrega segura para todo o país!

Sobre Kyx Mf

Veja Também

Laço fácil, onde encontrar?

Laço fácil, onde encontrar?

Para quem trabalha com artesanato e decoração em geral, os laços são pontos fundamentais para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *