Fita lisa de cetim, onde encontrar?

As fitas de cetim fazem parte de um tipo importante de aviamento, já que são utilizadas para diversos fins na costura de peças de roupas. Para laços, cordões e enfeites de roupas, as fitas de cetim já são aviamentos consolidados!

Mas o cetim é também muito utilizado para artesanatos, já que suas fitas possuem diferentes espessuras, cores e estampas que podem ser aplicadas em diversas bases. Saiba mais sobre fita lisa de cetim, onde encontrar?

Cetim

O cetim é um tecido formado pela mistura de seda e lã, que foi incialmente chamado de seda brilhante. É considerado um tecido altamente luxuoso, por isso é muito escolhido para a confecção de peças finas e de noite. Saiba mais sobre fita lisa de cetim, onde encontrar?

O cetim é muito utilizado também para a fabricação de cortinas mais sofisticadas. Muitos utilizam o cetim por conta do excelente caimento, mas sua aparência fina e brilhante também dá uma aparência muito bonita para as partes mais enfeitadas das cortinas.

O cetim foi criado na China e na Idade Média era um tecido do alto clero, considerado muito nobre. O cetim original era feito exclusivamente em seda e lã, no entanto, atualmente ele é fabricado também a partir de uma variedade de tecidos sintéticos como viscose, poliamida, elastano ou acetato.

Esse fato tornou o cetim bem mais acessível, mas algumas peças ainda são feitas com o cetim de seda, para manter a nobreza.

Sua trama é bem fina e apertada e sua principal característica é que o cetim possui uma aparência de brilho, com avesso mais opaco. O cetim pode ser lavado com sabão comum e aceita ferro de passar em temperaturas moderadas a frias.

Existe no mercado, os seguintes tipos de cetim: Saiba tudo sobre fita lisa de cetim, onde encontrar?

  • Duchese, que é um cetim de aparência mais pesada, geralmente utilizado para vestidos de noiva e alta costura.
  • Boucol, é a variedade mais pesada de cetim.
  • Chageant, é um cetim formado por duas cores diferentes em suas tramas, o que lhe dá um aspecto diferenciado de cor conforme o tecido se “vira”
  • Vison, é o cetim comumente utilizado para cortinas e casacos, por possuir menos brilho
  • Zabeline, que geralmente é feito de tecidos sintéticos, possui brilho bem acetinado, é encorpado e possui seu avesso em crepe.

Fitas de cetim

A fita feita de cetim é um dos materiais mais versáteis para serem utilizados em artesanatos de diferentes tipos. Saiba mais sobre fita lisa de cetim, onde encontrar?

As fitas de cetim são aplicadas em toalhas, como bordados finos que forma desenhos muito delicados e bonitos. Essa técnica se chama bordado em cetim e fica muito bonita para enfeitar diversos tipos de material.

As fitas lisas de cetim são também muito utilizadas para enfeitar toalhas, sendo somente passadas em suas tramas. É muito comum passar fitas de cetim nas barras de toalhas bordadas para dar um toque especial de cor ao bordado!

As fitas de cetim são muito aplicadas trançadas em cores diferentes sobre cadernos e para decoração de capas de livros ou agendas. Esse tipo de trabalho funciona muito bem quando se pretende customizar materiais que já não eram utilizados.

A fita lisa de cetim, onde encontrar? É um material muito utilizado para customizações de diversos tipos, por ser reutilizável e relativamente barata.

Para adquirir fita de cetim de alta qualidade, com bom preços e entrega segura em todo o Brasil, procure a Avimor Tecidos e garanta os melhores aviamentos do mercado diretamente em sua casa ou ateliê!

Sobre Kyx Mf

Veja Também

Laço fácil, onde encontrar?

Laço fácil, onde encontrar?

Para quem trabalha com artesanato e decoração em geral, os laços são pontos fundamentais para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *